Quando se fala em loteamento, é comum que se fale também sobre a sua infraestrutura, para que as pessoas que desejam comprar um terreno no local saibam o que nele será oferecido. Mas você sabe o que compõe e infraestrutura de um loteamento? Entender esse conceito é essencial para avaliar se o lugar oferece condições adequadas para você e sua família viver com qualidade.
O que é infraestrutura e o que a compõe
A infraestrutura de um loteamento engloba tudo aquilo que é construído ao redor dos terrenos e que atende os seus moradores. No entanto, é comum que a estrutura que se refere à engenharia civil seja, muitas vezes, pouco perceptível às pessoas que conhecem o lugar.
Isso acontece porque a infraestrutura existente pode estar debaixo do loteamento, sem ser vista. É o que ocorre, por exemplo, com os encanamentos, cabos e outros dispositivos que servem para transportar gás, água, comunicações e até eletricidade, além de outros serviços disponíveis no local.
Além disso, está previsto em lei que os loteamentos contem com uma infraestrutura básica para que possam ser regularizados pelos órgãos públicos. E, claro, a infraestrutura deve ter as dimensões suficientes para atender de maneira apropriada a população que vai morar no local.
Desse modo, a empresa responsável pelo loteamento deve, no mínimo, prever na construção uma rede para o abastecimento de água potável e de energia elétrica domiciliar, escoamento das águas pluviais, vias de circulação e soluções para o escoamento do esgoto.
Infraestrutura do Alamedas São José
O primeiro bairro 100% planejado de Cabreúva/SP vai oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir qualidade de vida aos seus moradores. Além do básico, a FHV Urbanismo, responsável pelo loteamento no interior de São Paulo, disponibilizará muitos outros serviços.
Desse modo, é possível pôr em prática o seu objetivo de possibilitar que os moradores do local tenham acesso a todos os serviços que promovam o bem-estar e a segurança de toda a família.
Assim, o Alamedas São José vai receber pavimentação asfáltica em todas as vias ao redor dos terrenos, bem como iluminação pública com lâmpadas de LED para que seja possível economizar energia elétrica sem comprometer a segurança dos moradores.
As residências que forem construídas nos terrenos também vão ter acesso à rede de abastecimento de energia e de água. Inclusive, o bairro planejado vai contar com um reservatório de água a fim de evitar cortes desnecessários no abastecimento.
Para a infraestrutura, está prevista, ainda, uma rede de drenagem para que as águas das chuvas sejam devidamente escoadas sem alagar as ruas. No Alamedas São José, os moradores também terão acesso à coleta de lixo para garantir ruas limpas e a conservação ambiental e à rede de coleta de esgoto doméstico para que ele seja devidamente tratado pelos órgãos competentes.
Já para promover a segurança e o direito à acessibilidade de todos, o bairro contará com sinalização completa, com ruas e calçadas bem sinalizadas e acessíveis, além de rampas de acesso. Mais uma vantagem oferecida pela infraestrutura é a instalação de pontos de ônibus, o que vai permitir que os moradores consigam usar o transporte público de maneira apropriada.
Se você busca por qualidade de vida em Cabreúva, fale agora mesmo com a FHV Urbanismo pelo WhatsApp!