Na hora de comprar um terreno ou outro tipo de imóvel, principalmente se for por meio de um financiamento, é preciso estar atento em como serão cobradas as parcelas ao longo dos anos. Nesse sentido, deve-se entender como funciona a aplicação de juros imobiliários e a correção na compra do imóvel financiado.
O que são e como funcionam os juros imobiliários e a correção
Juros e correção na compra de imóveis são temas de grande importância ao comprar um terreno para construir uma casa e realizar o seu sonho e o da sua família de terem a casa própria. Por isso, é necessário conhecer esses conceitos.
Os juros imobiliários são as taxas cobradas em cada parcela do contrato de financiamento e que são pagas ao longo dos anos. Essa cobrança é feita porque, quando o banco aceita um financiamento, ele está dando o valor total do imóvel para o comprador, que repassa para o vendedor do bem.
Ou seja, o banco empresta esse dinheiro ao comprador, que devolve aos poucos, em parcelas, ao longo dos anos. E, por esse pagamento não ser feito todo de uma só vez, o banco cobra juros, como uma taxa pelo fato de ter emprestado dinheiro.
Já a correção é o reajuste feito no valor do imóvel para compensar a desvalorização da nossa moeda, o real, em relação a outras moedas. Para tanto, o preço do imóvel é ajustado conforme a inflação do setor, sendo usado o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) para obras em andamento e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para imóveis prontos.
Importância de entender a correção e os juros imobiliários
É muito importante que as pessoas que compram um terreno ou outro imóvel por meio de financiamento compreendam a correção e os juros imobiliários, pois isso ajuda a tomar decisões financeiras assertivas. Inclusive, ajuda a escolher o melhor tipo de financiamento para realizar o sonho da casa própria.
Afinal, ao adquirir o imóvel é preciso avaliar se realmente há condições de pagar as parcelas mensais sem atrasos enquanto durar o contrato. E, com os juros imobiliários, o valor das parcelas aumenta com o passar do tempo.
Também é importante saber quando será cobrada a correção imobiliária, o que precisa constar no contrato de financiamento. Desse modo, é possível prever o valor das parcelas e sempre estar preparado para pagá-las em dia.
Tipos de taxas de juros imobiliários
As taxas de juros podem ser fixas ou variáveis: quando fixadas, significa que a taxa de juros é a mesma até o fim do financiamento. Já as variáveis são ajustadas de modo periódico com base em algum índice. Assim, elas pode ser referencial (TR), que é a taxa de referência para corrigir o saldo devedor de diversos tipos de financiamentos.
Existe ainda a taxa nominal, aquela mencionada de forma obrigatória nos contratos; a real, que é corrigida pela inflação; e a efetiva, quando os juros incidem sobre o valor inicial. Além disso, os juros podem ser simples ou compostos, sendo que os primeiros são calculados somente sobre o valor principal do financiamento.
Já os juros compostos são calculados sobre o valor principal e os juros acumulados, o que torna ainda mais alto o valor da parcela. Ou seja, mais um aspecto para estar atento antes de assinar o contrato de financiamento com o banco ao comprar um terreno.
Se você busca por qualidade de vida em Cabreúva, fale com a FHV Urbanismo pelo WhatsApp agora mesmo!