Se você tem interesse em fazer um financiamento de terreno para realizar o sonho da casa própria ou investir no mercado imobiliário, saiba que é possível fazer isso de três maneiras diferentes. São elas: o financiamento bancário, direto com a loteadora e por meio do sistema de amortização de parcelas. Continue lendo este artigo e entenda a diferença entre essas opções.
Financiamento bancário
O financiamento bancário é uma das formas de comprar um terreno, tem a a vantagem de permitir ao comprador financiar uma porcentagem maior do valor do terreno. Por outro lado, o banco escolhido realiza uma análise de crédito rigorosa, o que pode fazer com que nem sempre o interessado consiga o financiamento de terreno que busca.
Financiamento direto com a loteador
Há também o financiamento direto com a loteadora, que elimina a necessidade de um banco intermediário. Outra vantagem refere-se às taxas de juros, que geralmente são mais baixas, além de existir menos burocracia ao financiar um terreno dessa maneira.
A FHV Urbanizadora faz financiamento de terreno direto e exige poucos documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, conforme o estado civil do comprador, e comprovante de endereço.
Sistema de amortização de parcelas
Mais uma opção para realizar o financiamento de terreno é por meio do sistema de amortização de parcelas, que afeta como os pagamentos são distribuídos ao longo do tempo. Entre as vantagens, destaca-se a previsibilidade nos pagamentos mensais, no entanto, há uma desvantagem: custo total mais alto ao longo do tempo.
Comparação entre as formas de financiamento de terreno
Ao comparar as três opções para fazer o financiamento de terreno e realizar o sonho da casa própria ou investir no mercado imobiliário, é importante levar em consideração diferentes fatores, como custo total, facilidade de qualificação, prazos e flexibilidade.
Desse modo, o financiamento bancário pode ser mais atrativo para quem apresenta uma boa análise de crédito, mas pode ter taxas de juros mais altas e menos flexibilidade. Já o sistema de amortização de parcelas costuma ser apropriado para quem busca previsibilidade nos pagamentos mensais, no entanto, pode ter um custo total mais alto.
O financiamento direto com a loteadora, por sua vez, tem as vantagens de contar com menos burocracia, taxas de juros mais baixas e a exigência de menos documentos.
Como escolher o melhor para você
Para garantir a melhor escolha na hora de comprar um terreno, não se esqueça de levar em conta os aspectos importantes da sua vida, como a situação financeira na qual você e sua família se encontram e se é o momento certo de se comprometer com esse pagamento.
Também é necessário avaliar quais são suas metas de longo prazo e como está seu nível de conforto com o risco. Ou seja, se você prefere não arriscar, o ideal é a opção que lhe oferece mais segurança, como o financiamento de terreno direto com a loteadora.
Conclusão
O tipo de financiamento de terreno mais adequado depende de vários fatores. Assim, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e considerar sua situação financeira e suas metas de longo prazo antes de tomar uma decisão. Lembre-se de avaliar com muita atenção os prós e contras de cada método antes de fechar negócio.
Se você busca qualidade de vida em Cabreúva, fale com a FHV Urbanismo pelo WhatsApp agora mesmo!