Etapas de uma obra do loteamento: entenda a importância de cada uma

Para a construção de um loteamento, existem várias etapas de uma obra, sendo que todas elas são de extrema importância para que haja um lugar adequado para as famílias morarem com qualidade de vida.

Além disso, todas elas exigem investimento para que os terrenos sejam seguros e tenham a infraestrutura necessária para que as pessoas construam o seu lar e realizem o sonho da casa própria. Entenda, a seguir, as etapas de uma obra de loteamento. 

 

Documentação

A documentação é a primeira etapa, pois somente com a aprovação do projeto a construtora pode iniciar a obra. Desse modo, deve-se apresentar para o órgão competente o requerimento para registro, o título de propriedade do imóvel, o histórico dos títulos e os comprovantes dos últimos 20 anos.

É preciso ainda mostrar as certidões negativas de tributos federais, estaduais e municipais, certidões dos distribuidores cíveis e criminais, certidões de protesto, aprovação municipal e Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), planta, memorial e o cronograma de obras.

Todos os projetos da FHV Urbanismo são 100% legais, pois seguem a legislação para a construção de loteamentos seguros e regularizados. 

 

Abertura de ruas 

A segunda etapa da obra do loteamento é a abertura de ruas, que consiste em delimitar as quadras, onde haverá os terrenos, e definir por onde pedestres e veículos vão transitar. A partir disso, é possível determinar onde as demais obras vão acontecer. 

 

Terraplanagem

A próxima etapa é a terraplanagem, quando o terreno deve ser nivelado, para que ele se torne plano e, posteriormente, as casas possam ser construídas de maneira adequada, sem que haja subidas e descidas. 

 

Sistema de drenagem

O sistema de drenagem é mais uma das etapas da obra de loteamento e serve para drenar a água das chuvas, evitando inundações e outros problemas que podem ocorrer quando há um grande volume de água.

Para tanto, nessa etapa, são instaladas guias, sarjetas, bueiros ou bocas de lobo, galerias de drenagem, poços de visita, dutos de canalização, trincheiras e valas, de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

Rede de esgoto

A etapa seguinte consiste em fazer a rede de esgoto, assim, é preciso escavar a terra por onde os canos vão passar. Isso é feito junto às ruas e nos terrenos onde as casas serão construídas. 

 

Rede de água potável

Também é necessário escavar a terra para instalar a rede de água potável, mais uma das etapas da obra de um loteamento. Da mesma forma, esses canos passam no subterrâneo das ruas e em cada um dos terrenos. 

 

Pavimentação

Após as etapas de escavações subterrâneas, é possível fazer a pavimentação das ruas e das calçadas. Além disso, a pavimentação nas ruas pode ser de asfalto, concreto ou blocos de concreto. Para as calçadas, o mais indicado é usar pedras, como o basalto. 

 

Rede elétrica, iluminação pública e telecomunicações

A instalação da rede elétrica é mais uma etapa e se trata de instalar os postes, cabos e transformadores de forma estratégica em ruas e calçadas para que o loteamento seja seguro. Em seguida, é possível instalar nos postes as lâmpadas adequadas para a iluminação pública. 

Os cabos de telecomunicações também são instalados depois que a rede elétrica estiver pronta, nos mesmos postes. 
Se você busca por qualidade de vida em Cabreúva, fale com a FHV Urbanismo pelo WhatsApp agora mesmo!