Na hora de financiar um imóvel, existem diferentes sistemas de amortização, ou seja, formas de pagar pelo valor que o banco emprestou para a compra. Por isso, é importante conhecê-las para avaliar qual delas é a mais vantajosa para o seu caso. Entre as opções, destacam-se as tabelas SAC e Price.
O que são tabelas SAC e Price
A tabela SAC é o Sistema de Amortização Constante, no qual o valor da prestação do financiamento é mais elevado no início, pois os juros são maiores, o que exige de você pagar parcelas maiores da dívida que tem com o banco logo no começo do contrato. E, com o passar do tempo, os valores que devem ser pagos todos os meses vão diminuindo.
Já a tabela Price é um sistema de amortização em que as parcelas do financiamento são mais baixas no início do contrato. Assim, o comprador do imóvel começa amortizando uma parcela menor da sua dívida, fazendo com que as prestações se tornem mais altas com o passar do tempo.
Em ambos os casos, o prazo do financiamento é pre-determinado, assim, as prestações devem ser pagas até que toda a dívida seja quitada.
Qual é a diferença entre as tabelas
Como visto, a principal diferença entre as tabelas SAC e Price é o fato de as prestações de uma serem mais altas do que as da outra no início do financiamento. Isso acontece porque, enquanto a tabela Price faz uso dos juros compostos, a tabela SAC utiliza os juros simples para o cálculo das parcelas, ou seja, os juros não são acumulados sobre si.
Desse modo, com a tabela Price, os juros são acumulados a cada período. Além disso, depois de um certo período, definido em contrato, as prestações na tabela Price chegam a um valor máximo e ficam iguais até o fim do contrato.
Existe ainda outra diferença, referente à amortização: na tabela SAC, ela é constante, o que significa que o valor parcelado do imóvel é sempre o mesmo e o que muda em cada prestação é o valor dos juros.
Já na tabela Price, a amortização é progressiva, dessa forma, o valor referente ao imóvel presente na parcela aumenta ao longo do tempo. E os juros também são menores no começo.
Quais são os benefícios de cada uma e qual é a melhor opção
Entre os benefícios da tabela SAC está o fato de se pagar um valor maior no começo do financiamento, ajudando o comprador do imóvel a ter um maior controle do orçamento. Por outro lado, a tabela Price oferece prestações menores no início, sendo mais vantajoso para quem sabe que em alguns anos terá acesso a um dinheiro com o qual poderá pagar a dívida.
Porém, como a tabela Price se baseia em juros compostos, o valor final do financiamento tende a ficar mais alto do que se fosse com a tabela SAC. Portanto, se você pode pagar parcelas maiores no começo do contrato, a tabela SAC costuma ser a opção mais vantajosa.
De qualquer forma, para ambos os casos, é importante fazer um planejamento financeiro adequado ao sair do aluguel e comprar um terreno em um bairro planejado. Se você busca por qualidade de vida em Cabreúva, fale com a FHV Urbanismo pelo WhatsApp agora mesmo!